Quem é Luiz Antonio Cardoso

Luiz Antonio Cardoso é nome literário de Luiz Antonio dos Santos Reis Cardoso, nascido aos 12/Jul/1975, em Taubaté-SP. Escritor, poeta (ao mesmo tempo contemporâneo e clássico), trovador, sonetista, hacaísta, cronista, contista, biógrafo, memorialista, autor infanto-juvenil, historiador amador e autodidata, acadêmico, prefaciador, palestrante, ativista cultural... Pertence a diversas instituições literárias e culturais, dentre elas a União Brasileira de Trovadores (onde é o atual Presidente da Seção de Tremembé-SP), Clube dos 21 Irmãos Amigos de Taubaté, Academia de Trovas do Rio Grande do Norte (membro correspondente), Movimento Poetas Del Mundo (Cônsul Z-C Taubaté), Words Poets Society (Larissa – Grécia), etc.
Idealizou e é o atual Coordenador Geral Municipal da Seção Taubaté-SP e Supervisor Geral Internacional do Movimento UNIÃO CULTURAL.
É Supervisor Geral dos Projetos “Oficinas permanentes de Trovas e Sonetos” (desde Jan/2007), “Taubateanos”, de documentação e exaltação aos filhos e moradores de Taubaté no Terceiro Milênio (desde Fev/2008), “Paz e Luz”, de trovas com os detentos (desde Jul/2009); “Caríssimos Trovadores” e “Trovadores do Mundo”, ambos de documentação a apresentação de trovadores em pequenos livretos (desde Out/2010), dentre outros.
Edita o boletim literário LITTERATROVA (desde Mar/2009) e publica poesias, crônicas, trovas, sonetos, artigos em diversos boletins, jornais, revistas, alternativos, blog´s, sites, etc.
Possui uma centena de premiações literárias, entre elas primeiros lugares internacionais em poesia e soneto, e vencedor em concursos internacionais com trovas, em várias cidades, além de premiações com crônicas, contos e haicais.
Atuou como julgador em dezenas de concursos literários e presidiu algumas comissões julgadoras e organizadoras. Organizou dezenas de concursos de poesias, trovas, sonetos, haicais, crônicas, contos, redação e fotografia.
Participou de diversas(os) associações, academias, aulas, benchmarking, campanhas, campeonatos, clubes, concursos, conferências, cursos, debates, discursos, encontros, equipes, exposições, eventos, federações, feiras, festivais, grêmios, grupos, irmandades, jogos florais, meeting´s, mostras, movimentos, murais, oficinas, palestras, partidas, pesquisas, prêmios, programas, projetos, reuniões, saraus, semanas científicas, seminários, simultâneas, sociedades, solenidades, taças, torneios, treinamentos, vídeo conferências, etc... em diversas áreas culturais, com destaque a área literária.
Recebeu o Registro de Reconhecimento da Câmara Municipal de São José dos Campos, pela participação cultural e literária, em 1999; os Diplomas de “Honra ao Mérito” da Prefeitura Municipal de Taubaté, primeiro pela publicação de 2 livros de poesias simultaneamente, no mês de junho, e depois pela participação numa coletânea de poetas taubateanos homenageando Taubaté, em dezembro de 1999; a Placa de Reconhecimento pela presidência dos concursos de poesias do Casarão das Artes, em Taubaté, em 2006; o Diploma de Reconhecimento da Academia Valeparaibana de Letras e Artes, pelas suas atividades culturais, em 2007; a homenagem especial da UBT – Seção de Pindamonhangaba-SP, pelo seu trabalho em prol da trova, em 2008; e a solenidade especial em homenagem a sua visita a Caicó-RN, pelo Clube dos Trovadores do Seridó, em 2009, sendo o primeiro trovador não situado na região Nordeste a participar de uma reunião de trovadores em Caicó.